10 cuidados essenciais no pós-cirúrgico de aumento das mamas

 In Cirurgia Plástica, Mamas, Mamoplastia

Como qualquer cirurgia, o aumento das mamas requer diversos cuidados no pós-operatório que devem ser seguidos rigorosamente para alcançar um bom resultado e evitar complicações. Por isso, se você está pensando em aumentar os seios, é preciso estar consciente dos cuidados que deverão ser adotados e das restrições impostas no pós-operatório.

Com a ajuda do cirurgião plástico Dr. Luiz Philipe Molina Vana, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Estética, elaboramos uma lista com 10 cuidados essenciais no pós-cirúrgico. Confira:

  1. Movimentação dos braços: A recomendação de restringir os movimentos dos braços no pós-cirúrgico é muito importante. Ao mover os braços, o músculo peitoral que sustenta as mamas também se movimenta, e isso pode afetar a recuperação e a cicatrização. Em um período de 30 dias a paciente não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º. Os movimentos devem ser lentos e sempre dentro dos limites recomendados pelo médico.
  2. Repouso: O repouso da cirurgia de mamas é relativo. Embora haja a restrição dos movimentos dos braços, é importante que a mulher faça pequenas caminhadas ao longo do dia para movimentar as pernas e prevenir a trombose venosa profunda (TVP), que pode levar a uma embolia pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras complicações.
  3. Posição de descanso: Durante 60 dias após a cirurgia, a mulher precisará dormir de barriga para cima, ou seja, não pode dormir nem de lado e nem de barriga para baixo. Embora possa ser desconfortável, essa recomendação é importante para prevenir deslocamento da prótese ou até mesmo sangramentos.
  4. Condução de automóveis: O ideal é esperar pelo menos duas semanas para dirigir devido à restrição dos movimentos dos braços. Isso é ainda mais importante para carros que não são automáticos e precisam da troca de marcha. Lembre-se que qualquer movimento brusco ou muito amplo com os braços deve ser evitado de acordo com a orientação do médico.
  5. Atividade Física: Pequenas caminhadas estão liberadas. Porém, aulas aeróbicas, corrida, Pilates, ioga e natação, por exemplo, só devem ser feitas após 60 dias ou de acordo com a recomendação do médico. Lembrando que a restrição quanto à atividade física será de acordo com a técnica empregada. Os implantes submusculares podem demandar uma restrição ainda maior, de até três meses.
  6. Levantar ou carregar peso: Para as mulheres que são mães de crianças de colo, por exemplo, é recomendado não levantar a criança do chão. Mas, é permitido segurar a criança no colo, desde que com cuidado. A restrição de não levantar e nem carregar peso acima de 5 kg deve ser seguida por pelo menos 30 dias ou de acordo com a recomendação do médico.
  7. Sutiã pós-cirúrgico: Esta é outra recomendação que deve ser seguida à risca. O sutiã deverá ser usado desde o dia da cirurgia. Ele será colocado logo após o término do procedimento e deverá ser usado por, no mínimo, 30 dias. Este sutiã reduz o risco de sangramento por meio da compressão dos seios. Seu uso também diminui a dor no pós-operatório, mantém as mamas no lugar e evita a flacidez, já que a colocação da prótese estica a pele. No segundo mês após à cirurgia, a paciente pode usar um sutiã sem arame, porém com boa sustentação. Após este período, é permitido usar qualquer sutiã. Lembrando que para as atividades físicas, o ideal é sempre usar um top com um tecido que dê bastante apoio para as mamas e isso vale para o resto da vida.
  8. Banho de sol: Operar no outono-inverno é uma boa ideia, já que tomar sol fica proibido durante 30 dias após a cirurgia. Entretanto, essa recomendação pode se prolongar, dependendo da evolução das equimoses (hematomas). O sol pode ainda escurecer a cicatriz, que não deve ser exposta ao sol no mínimo por um ano e após este período apenas com um protetor solar.
  9. Drenagem linfática: Essa massagem manual é recomendada para diminuir o inchaço, muito comum no pós-cirúrgico.
  10. Estrias e flacidez: É fundamental hidratar a pele das mamas com produtos específicos após a cirurgia para evitar o desenvolvimento de estrias, assim como usar sutiãs e tops com boa sustentação ao longo da vida. Lembrando que a escolha de próteses menores reduz o risco e a opção por próteses maiores aumenta o risco de flacidez e de estrias.

Lembre-se: Siga as recomendações do seu médico. Isso é fundamental para ajudar na recuperação e evitar complicações.

Recommended Posts
Showing 6 comments
  • Ariane
    Responder

    Dr. Boa Tarde,
    Trabalho em um escritório de segunda a sexta das 08:00 as 17:00, vou operar em sábado e trabalho normalmente na segunda, posso estar correndo algum risco ?
    trabalho sentada e nao faço esforço algum.

    • Hianna Rita
      Responder

      Isso deve ser relativo. Estou com 20 dias de operada e até hoje nunca sentir dor nenhuma. Voltei a trabalhar com 6 dias pós cirurgia.

  • Jessica
    Responder

    Você conseguiu? Pq eu tô operada aqui e tem 28 dias e tá tenso até hoje.

  • Dayane Scatolini de Godoy
    Responder

    Certeza que não vai conseguir, até pq tem o risco de contaminação. Estou com 4 dias de operada e estou limitada a muitas coisas. Há risco de abrir ponto, mama fica dolorida, costela e abdômen tbm ficam doloridos, porque não pode usar os braços pra levantar.
    Há também o risco de trombose, é orientado a caminhar a cada 1h

  • Gaby
    Responder

    Estou com 1 semana de operada. Desenvolvendo feridas por pressão na região do cóccix, pq não posso mudar de posição. Tá sendo extremamente sofrido em todos os aspectos. Eu juro que não achei q seria assim 😭 coloquei submuscular com mastopexia em bh.

    • Daniele
      Responder

      Pior coisa que fiz tô extremamente arrependida dói demais, faz dois meses e ainda não consigo me mexer direito, técnica atrás do músculo. 😭🥺

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search